Dados, informação e conhecimento representam hoje oportunidades únicas para criar valor. IoT, dispositivos móveis e big data permitem uma sensorização contínua dos ambientes, o que combinado com Inteligência Artificial ou machine learning permite às organizações transformar dados em valor. No entanto, é mais difícil do que parece. As Organizações procuram cada vez mais vantagens competitivas na forma como valorizam os dados para fazerem previsões relevantes que suportem ações significativas que contribuam para a eficiência dos seus processos, personalização e conveniência dos seus clientes, envolvimento dos seus parceiros ou desenvolvimento de novos serviços ou produtos suportados na monetização dos dados. Ao mesmo tempo, consumidores e cidadãos em geral parece terem perdido a fé na tecnologia, criando-se uma crise de confiança digital. Decisões digitais inadequadas, erros humano ou vulnerabilidades não identificadas podem resultar em violações com impacto significativo nas Organizações e clientes. Proteger a segurança e a privacidade dos ativos digitais de uma Organização e a capacidade de antecipar, identificar, conter, medir e responder a riscos de segurança são essenciais para mitigar a crise de confiança e garantir a criação de valor num contexto de transformação digital.